Animação mostra o quão profundo estão os destroços do Titanic
Em meio às buscas pelo submarino que desapareceu enquanto ia visitar os destroços do Titanic, um vídeo viralizou por mostrar a complexidade da operação de resgate.
Criada pelo estúdio espanhol MetaBallStudios, a feita em 2021 compara visualmente a profundidade dos mares do planeta, indo do mais raso (mar de Azov, com 14 metros) até o mais profundo (Fossa das Marianas no Oceano Pacífico, com quase 11 km).O vídeo mostra ainda que o Titanic não é o destroço mais profundo já encontrado. Quem fica com esse posto é o USS Johnston, navio da Segunda Guerra Mundial que afundou há 77 anos no mar das Filipinas. Descoberto em 2021, ele está a 6.456 metros de profundidade perto da Ilha de Samar. Confira o vídeo completo abaixo:
Segundo a empresa Oceangate, o submarino Titan tem capacidade para alcançar até 4 km de profundidade. O submersivo está desaparecido desde domingo (18), com cinco pessoas a bordo, incluindo o CEO da Oceangate, Stockton Rush.
Em média, a viagem até os destroços do Titanic leva duas horas e meia. Após uma hora e 45 minutos, o Titan perdeu contato com a embarcação principal. Informações apontam que esse problema já havia ocorrido em outros mergulhos.Da tragédia ao filme
Isso aumentou ainda mais o interesse pela visitação dos destroços, com empresas como a Oceangate levando turistas a bordo de submersíveis – talvez até agora.