Atualização fará Android Auto funcionar no smartphone sem necessidade de central multimídia
Interface do Android para carros, o Android Auto, ganhará a opção de funcionar diretamente do smartphone.
Os primeiros carros equipados com centrais multimídias com Android Auto, a versão adaptada do Android para veículos, começaram a chegar no Brasil em abril deste ano. Porém, com uma nova atualização, smartphones Android poderão oferecer experiência parecida sem a necessidade de uma central multimídia no carro.
• Android Auto chega ao Brasil em abril de 2016 em carros da Volkswagen, Chevrolet e Honda
• Android Auto e Apple CarPlay: como funcionam os sistemas inteligentes para seu futuro carro
Na prática, ao abrir o Google Auto quando for dirigir, com o aparelho fixado no painel, o app contará com uma interface mais intuitiva e amigável para uso de comandos com poucos toques ou de comandos executados por voz.
Interface do Android Auto em central multimídia (à esquerda) e na tela do smartphone
Em vez das telas mapas, ligação, tela inicial, música e sair, que aparecem nos dispositivos com central multimídia, o smartphone exibirá cards com essas informações quando o Android Auto estiver aberto.
Informações aparecerão em formato de cards em tela do smartphone
Será possível, por exemplo, ver informações relevantes como tempo de percurso, condições do clima, navegar com a ajuda do Google Maps, fazer chamadas usando o viva voz do telefone, executar comandos de voz usando “Ok, Google” e tocar músicas de apps compatíveis com Android Auto, como o Play Music e o Spotify. Resta saber como apps de mensagem, como o WhatsApp, devem funcionar — será que ele vai ler as mensagens? será que vai dar play nos áudios?
Lógico, a experiência não é a mesma de quem tem um veículo compatível com uma central multimídia, que conecta o smartphones aos alto-falantes do carro e exibe as informações organizadas em uma tela maior. No entanto, pode ser uma facilidade interessante, ainda mais agora que as .
A versão 2.0 do será compatível com smartphones com sistema Android 5.0 ou superior e deve ser disponibilizada em breve no mercado brasileiro pelo Google. A companhia diz que o update começou ontem e vai ser liberado aos poucos para os usuários ao longo das próximas semanas.
[]