Android 16: vazamento revela data de estreia do novo sistema
Recentemente, você, caro leitor, viu aqui no Giz Brasil, que a próxima versão do sistema Android deve ser lançada um pouco antes do previsto no ano que vem. Ao invés de chegar no terceiro trimestre, como de costume, o software deve ser disponibilizado para os usuários já no segundo trimestre de 2025.
De acordo com fontes do Android Headlines, a companhia deve lançar o Android 16 no dia 3 de junho do ano que vem. A intenção da gigante das buscas é evitar atrasos, como o que ocorreu neste ano, quando o sistema, apresentado oficialmente em maio, chegou aos primeiros celulares apenas em outubro.
Uma das consequências disso foi o atraso da chegada da versão mais recente do software aos smartphones da linha Pixel 9, que estrearam em agosto do ano passado. A empresa lançou os aparelhos com o Android 14 e só receberam o atualização mais recente no mês passado. Ou seja, é algo que o Google não quer que se repita no ano que vem.
O que esperar do Android 16
Ainda faltam alguns meses para a chegada do Android 16. Porém, alguns rumores já começam a dar uma ideia do que esperar da próxima versão do sistema operacional.
Segundo o , o Google está trabalhando em uma atualização significativa para o modo “não perturbe”. As informações indicam que será possível ter maior controle sobre as notificações. Isso porque elas podem (ou não) atrapalhar o usuário durante o trabalho, estudos ou sono, por exemplo.
Além disso, o Android 16 deve contar com um função inspirada no iOS, da Apple: a ilha dinâmica. A função tem como principal objetivo otimizar a área em torno da abertura da câmera frontal no topo da tela para melhorar a experiência geral do usuário, além de oferecer algumas informações úteis de apps.
A funcionalidade deve chegar ainda este ano para usuários de dispositivos Samsung graças à nova versão da interface One UI, baseada no Android 15. O software da sul-coreana deve antecipar a funcionalidade nos dispositivos Android, que chegará aos dispositivos de outras marcas apenas no ano que vem.
VEJA TAMBÉM:
- EUA obrigam Google a permitir lojas de apps concorrentes no Android
- Adeus, Google: Huawei lança HarmonyOS NEXT sem apps do Android