Tecnologia
Android 15 terá conexão via satélite, “modo ladrão” e mais novidades
Confira as principais novidades do Android 15, que chega no segundo semestre de 2024 para os celulares compatíveis com o sistema do Google
Imagem: Google/Divulgação
O Android 15 — nova versão do sistema operacional do Google para celulares — chega em breve, com muitas novidades. Com a atualização, a empresa promete novos recursos e melhorias em produtividade, privacidade, segurança e desempenho. Algumas das funções mais aguardadas, aliás, envolvem conexão via satélite e uma espécie de “modo ladrão”, que bloqueia a tela do celular em caso de roubo.
Atualmente, em período de testes beta, o Android 15 deve ser lançado a partir de setembro deste ano. Nas linhas a seguir, o Giz Brasil lista as principais novidades do sistema operacional que ficam disponíveis nos aparelhos compatíveis.
Conexão via satélite
No Android 15, haverá uma melhoria significativa na conexão via satélite. Os celulares atualizados poderão trocar mensagens de texto tanto por SMS quanto RCS de qualquer lugar. Atualmente, é possível somente fazer chamadas de emergência pelo sistema.
O Google também vai padronizar pop-ups e outros elementos da interface do Android para deixar mais claro quando o usuário estiver conectado via satélite.
Recurso antirroubo
Nesta semana, durante o Google I/O, a empresa apresentou novidade para o Android 15: um recurso antirroubo que funciona como um “modo ladrão”. A tecnologia ficará disponível não só no Android 15, como também em todos os celulares com Android 10 ou superior.
Por meio de inteligência artificial, o celular vai identificar se alguém arrancar o celular da mão do dono a força e tentar fugir. Caso isso aconteça, o aparelho irá bloquear a tela automaticamente, evitando um possível roubo de dados sensíveis.
Gravação parcial de tela
Em vez de gravar ou compartilhar a tela inteira, no Android 15 será possível compartilhar apenas um aplicativo, revelar o resto da interface ou as notificações recebidas. Além disso, logins e senhas de uso único ficam escondidas automaticamente.
Esse recurso já está disponível em celulares da linha Pixel, do próprio Google, mas chegam a todos os smartphones com Android 15 ainda este ano.
Arquivamento de aplicativos
Assim como acontece no iOS, o Android 15 vai permitir arquivar aplicativos para economizar espaço no celular. Em outras palavras, será possível somente apagar parte do app, mantendo as configurações e salvando dados de jogos.
Caso queria reinstalar o programa, basta baixar novamente pela Play Store e usar como se ele nunca tivesse saído do sistema.
Proteção aprimorada contra fraudes e golpes
Um dos focos do Google é aumentar a segurança do Android 15 com ajuda de IA. Por meio do sistema Play Protect, a empresa vai analisar e sinalizar comportamentos suspeitos em todo o sistema.
Ao receber códigos para autenticação de dois fatores, por exemplo, a notificação ficará escondida, dificultando a intercepção por pessoas mal intencionadas.
Espaço Privado está entre as novidades do Android 15
O Android 15 vai receber o recurso de Espaço Privado entre as novidades, onde será possível guardar aplicativos e protegê-los com uma autenticação adicional. Essa função pode servir para deixar apps de bancos e documentos pessoais, por exemplo.
Quando o Espaço Privado está bloqueado, os aplicativos ficam ocultos da exibição recente, notificações, configurações e outros apps. Também será possível deletar todos os programas do espaço de uma só vez.
Melhorias na visualização de PDFs
A partir do Android 15, será mais fácil mexer em PDFs no celular. Os arquivos serão carregados com mais facilidade, e haverá suporte para documentos protegidos por senha, anotação, edição de formulários e seleção de cópias. Também será possível pesquisar diretamente em PDFs.
Fotos melhores em baixa luz
Por fim, o aplicativo de câmera do Android também vai receber melhorias. Com o aprimoramento de pouca luz, os celulares serão capazes de fazer fotos melhores e escanear códigos QR, mesmo em ambientes mais escuros.
Haverá ainda novas opções de controle para o flash, permitindo ajustar a intensidade para disparos únicos e ativar o modo de lanterna contínua.