As operadoras com melhor (e pior) avaliação em telefonia fixa, móvel e banda larga
Pesquisa divulgada pela Anatel mostra a percepção de consumidores quanto a qualidade de serviços de telefonia fixa, móvel (pré e pós) e banda larga fixa.
A Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) apresentou nesta terça-feira (29) os resultados de uma pesquisa sobre satisfação e qualidade dos consumidores sobre os serviços de telefonia fixa, móvel (pré e pós) e banda larga fixa.
De modo geral, o serviço com maior nota de satisfação dos clientes foi: telefonia fixa (6,97), telefonia móvel pós-paga (6,72), telefonia móvel pré-paga (6,62) e banda larga fixa (6,58). As notas atribuídas aos serviços vão de 0 a 10.
Não há números detalhados sobre banda larga móvel, mas a agência diz ao Gizmodo Brasil que esses dados “estão inclusos em telefonia móvel”
Abaixo, você poderá conferir as melhores e piores operadoras em diferentes tipos de serviços, segundo os consumidores. A Anatel ressalta que são comuns os casos em que operadoras com menos clientes tenham índices de satisfação melhores.Banda larga fixa: TIM, Cabo, Sercomtel e GVT têm melhor avaliação; Sky é a pior avaliada
Telefonia Fixa: Sercomtel, Algar, GVT e Claro/NET têm melhor avaliação; Oi é a pior avaliada
Telefonia móvel pré-paga: Sercomtel e Algar têm melhor avaliação; TIM é a pior avaliada
Telefonia móvel pós-paga: Porto Seguro e Vivo têm melhor avaliação; Oi é a pior avaliada
Apesar de a pesquisa ter sido divulgada pela Anatel, ela foi custeada pelas operadoras envolvidas. Coube à agência definir a metodologia, elaboração de questionários e o cálculo das amostras. Ao todo, foram feitas 150 mil entrevistas telefônicas com consumidores no segundo semestre de 2015.
O estudo completo pode ser visto com detalhes na (em formato PDF).
Foto: sede da Anatel em Brasília (DF) por /Flickr. Atualizado às 14h56.