Tecnologia
Após parecer favorável, Alexandre de Moraes manda desbloquear o X no Brasil
Plataforma deve voltar a funcionar no país nas próximas 24 horas
Imagem: Unsplash/Reprodução
Nesta terça-feira (8), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) determinou o desbloqueio do X no Brasil. A medida ocorre após a emitir parecer favorável ao retorno da plataforma ao país.
Com isso, o caso segue para a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que deve solicitar nas próximas 24 horas o desbloqueio da plataforma junto às operadoras de telefonia e internet.
Na decisão da PGR, o procurador-geral Paulo Gonet considerou que as razões que justificaram a suspensão da plataforma em território brasileiro “não mais perduram”.
Bloqueio do X
O microblog foi bloqueado no país no final de agosto após descumprir uma série de ordens judiciais. Além de restringir o acesso à rede social, o Supremo Tribunal Federal estabeleceu uma multa diária de R$ 50 mil para pessoas físicas e jurídicas que burlarem a restrição imposta. Inicialmente, o próprio Elon Musk desafiou as ordens da suprema corte brasileira e reiterou que não cumpriria o que ele considerou como medidas autoritárias. No entanto, após pressão de investidores, a plataforma mudou radicalmente de postura e iniciou um movimento para entrar em conformidade com as determinações da Justiça.O X/Twitter então passou a cumprir as ordens judiciais e pagou todas multas referentes aos descumprimentos. Na última semana, a plataforma quitou os últimos valores, porém, transferiu o dinheiro para a conta errada. A empresa corrigiu o erro na última segunda-feira (8), dia em que o Ministro Moraes pediu o parecer da PGR.
Com o X fora do ar no Brasil, alguns serviços de mídia social registraram um boom no número de novas inscrições. O Tumblr, por exemplo, que passa por dificuldades financeiras, registrou um aumento de 350% no número de usuários brasileiros desde o fim de agosto.
O principal beneficiado, no entanto, foi o Bluesky. A rede social viu o número de perfis ativos saltar de 6 milhões para mais de dez milhões em poucas semanas.VEJA TAMBÉM: STF suspende X/Twitter no Brasil; conheça alternativas à rede de Elon Musk