“Ainda Estou Aqui”: quando o filme com Fernanda Torres chega aos cinemas
Embora “The Room Next Door”, de Pedro Almodóvar, tenha recebido o prêmio principal do festival, o Leão de Ouro”, o novo filme brasileiro promete representar bem o país em futuras premiações. E, quem sabe, conseguir uma indicação ao Oscar.
A expectativa dos brasileiros é grande, visto que o longa estrela Fernanda Torres, filha de Fernanda Montenegro. Vale lembrar que a mãe perdeu o Oscar em 1999 — a qual era a favorita — por seu papel em “Central do Brasil” para Gwyneth Paltrow, com “Shakespeare Apaixonado”.
Mas ainda vai demorar um pouco para o público descobrir se “Ainda Estou Aqui” é digno de Oscar. Isso porque o filme ainda não tem data oficial para chegar às salas de cinema do país. A expectativa é que a estreia ocorra apenas em 2025. A Sony Pictures Releasing será a responsável por fazer a distribuição internacional do filme, através do selo Sony Pictures Classics. Porém, como o filme é uma coprodução original Globoplay com a Arte France e a Conspiração, ele também deverá ser lançado no streaming algum tempo depois dos cinemas (ou mesmo simultaneamente).Sobre o que é “Ainda Estou Aqui”?
O novo filme narra a história de Eunice Paiva (Torres) em busca pelo marido — o engenheiro civil e deputado Rubens Paiva, exilado pela ditadura militar na década de 1970. O longa mostra como ela se tornou uma ativista dos direitos humanos.
O longa adapta a trama do livro homônimo do escritor e dramaturgo Marcelo Rubens Paiva, de 2015, filho de Rubens Paiva. Assassinado pelo ex-tenente do Exército Antônio Fernando Hughes de Carvalho, a morte do político foi confirmada em 2014, 40 anos após seu desaparecimento.Leia também no Giz Brasil: O único Oscar do Brasil: conheça Luciana Arrighi, de 84 anos, nascida no Rio.