Águia russa gigante é fotografada nos EUA a 8 mil km de sua casa
Ave da espécie marinha Steeler tem envergadura de 2,5 m e está a quase oito mil quilômetros de distância de seu território originário.
Uma águia russa gigante, nativa da Ásia, foi avistada nesta semana ao longo do rio Taunton, em Massachusetts, EUA, a quase oito mil quilômetros de distância de seu território originário.
A espécie é uma , originária da península de Kamchatka, no extremo oriental da Rússia. Também é encontrada em países como Japão, China e na península da Coreia.
Um observador do , em Massachusetts, identificou a ave pelas marcas brancas em suas asas, pelo bico bem alaranjado e pelo seu tamanho, muito maior que as águias locais ao seu redor.
Look how much larger it is than the Bald Eagles just above it — The Birdist (@TheBirdist)
Medidas impressionam
A espécie é uma das maiores aves de rapina do mundo, facilmente reconhecíveis graças aos seus impressionantes bicos laranja e caudas brancas, as águias marinhas de Steller chegam a pesar quase 10 quilo e tem uma envergadura de asas de até 2,5 metros. Especialistas acreditam que a ave avistada é a mesma que foi observada no mês passado voando no leste do Canadá e que também foi visto no Alasca em 2020.
Por mais raro e inesperado que seja, não é tão incomum esta espécie esteja tão longe de casa. Os pesquisadores ressaltam que não é raro que as aves se desviem de seus territórios nativos, seja devido a fatores ambientais (como mudança climática ou perda de habitat) ou por simples falhas de seu sistema de orientação.