Tecnologia
Agricultor descobre ninho de metralhadoras da 2ª Guerra Mundial
Inicialmente, o agricultor de 70 anos confundiu o ninho de metralhadoras do regime nazista com uma “rocha”. Contudo, ao escavar, descobriu que era uma relíquia da 2ª Guerra Mundial
Secretaria de Monumentos da República da Eslováquia
Um agricultor da vila Kostolná-Záriečie, no oeste da Eslováquia, na Europa, descobriu um ninho de metralhadoras da Segunda Guerra Mundial enquanto arava a sua terra em outubro passado.
Inicialmente, o agricultor de 70 anos confundiu o ninho de metralhadoras do regime nazista com uma “rocha”. Contudo, ao escavar, ele descobriu que a “rocha” era uma relíquia da Segunda Guerra Mundial.
De acordo com a , o agricultor desenterrou uma estrutura circular de concreto, sendo a parte inferior de um ninho de metralhadoras nazistas. A estrutura também é chamada de ‘kugelstand’ ou ‘kugelbunker’.
Essas estruturas com formato esférico, feitas de concreto reforçado, contam com uma abertura na parte superior que serviam de abrigos e postos de tiro para a infantaria do exército nazista.
A descoberta desse ninho de metralhadoras na Eslováquia é de grande importância histórica. Acredita-se que o exército nazista construiu aproximadamente mil ninhos de metralhadoras em toda a Eslováquia com propósitos defesa.
Uma busca com detector de metal não encontrou outros artefatos neste ninho, o que sugere que a estrutura não teve uso em batalhas.
Os ninhos de metralhadoras ficaram famosos na cultura pop por uma cena do filme “O Resgate do Soldado Ryan”.
A maioria desses ninhos ficava em Bratislava, capital do país, que recebeu várias fortificações nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
O local onde o agricultor encontrou o ninho de metralhadoras foi o principal ponto de conflito entre as forças nazistas e o exército russo no final da Segunda Guerra. O exército alemão fortificou a vila com vários ninhos para impedir o avanço desses exércitos.
No pós-guerra, para apagar o passado sombrio, a Eslováquia demoliu ou modificou essas estruturas para o uso civil. O ninho descoberto pelo agricultor ficará no Museu de Trenčin, de acordo com autoridades eslovacas.