Acompanhe ao vivo o super tufão que deve atingir o Japão
O super tufão Hinnamnor está sendo considerado por meteorologistas como o mais intenso de 2022. Suas rajadas de vento devem chegar a 257 km/h, equiparando-se a um furacão de categoria cinco, como o Katrina.
O fenômeno está deslocando-se pelo Oceano Pacífico rumo ao Japão. Sua velocidade deve diminuir entre esta quinta (1) e sexta-feira (2), ganhando força novamente ao final desta semana.
No sábado, o tufão passará entre a China e Japão, apresentando riscos para o último país. As autoridades enviaram alertas para que a população de Okinawa busque abrigo à medida que a tempestade se aproxima.
As temperaturas quentes da superfície do mar por onde Hinnamnor passará oferecem condições para provocar uma maré de . Além disso, autoridades meteorológicas no Japão disseram que os ventos intensos podem levar a queda de prédios.
Como acompanhar o tufão
Após passar pelas ilhas japonesas, o tufão deve continuar sua trajetória em direção à península coreana, podendo contornar Taiwan e a costa da China continental. Algumas ferramentas podem ajudar a população a acompanhar o fenômeno climático e sua gravidade.
O , por exemplo, utiliza dados do Centro Nacional de Furacões dos EUA e da Agência Meteorológica do Japão. A visualização mostra a trajetória passada, atual e projetada para as tempestades tropicais ativas, sendo atualizada a cada 30 minutos.
No mapa, é possível ver a gravidade da tempestade a partir da escala de furacões de Saffir-Simpson (1 a 5), além da posição atualizada do tufão (circulada em laranja) e as áreas de risco (demarcadas em azul).
A extensão para computador também mostra a trajetória do super tufão Hinnamnor pela Ásia e sua intensidade. O programa faz o acompanhamento em tempo real, trazendo avisos das autoridades e previsões para as próximas horas.
A equipe, que utiliza dados da Agência Meteorológica do Japão, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA, do Instituto Cooperativo de Pesquisa na Atmosfera, entre outras, também faz a .