Vídeo de acidente fatal com Uber autônomo mostra vítima aparecendo do nada na estrada
A polícia de Tempe, no Arizona, liberou o vídeo do primeiro acidente fatal envolvendo um carro autônomo e pedestre. No último domingo (18), uma mulher foi atropelada por um veículo de teste do Uber e morreu horas depois de ser levada ao hospital. As cenas mostram os momentos antes da colisão e a reação da […]
A polícia de Tempe, no Arizona, liberou o vídeo do primeiro acidente fatal envolvendo um carro autônomo e pedestre. No último domingo (18), uma mulher foi atropelada por um veículo de teste do Uber e morreu horas depois de ser levada ao hospital. As cenas mostram os momentos antes da colisão e a reação da motorista de segurança – que está ali para assumir o controle em situações de emergência.
• Análise primária da polícia diz que carro autônomo do Uber não teve culpa em acidente fatal
• Carro do Uber é o primeiro veículo autônomo a causar a morte de uma pessoa
As primeiras declarações da chefe da polícia do Arizona, Sylvia Moir, afirmavam que o sistema autônomo não foi o culpado. Segundo ela, a colisão seria difícil de se evitar “com um sistema autônomo ou com a direção humana”. Agora, temos imagens para entender melhor como o acidente aconteceu.
Aviso: o vídeo abaixo contém cenas fortes
Segundo as informações reveladas pelas autoridades, o carro estava a 61 km/h em uma zona com limite de velocidade de 55 km/h e não houve tentativa de frear. Há controvérsias, no entanto, sobre a velocidade permitida na via: que imagens do mostram placas que indicam limite de 70 km/h. A vítima, Elaine Herzberg, de 49 anos, estava atravessando a estrada fora da faixa de pedestres quando foi atingida.Tempe Police Vehicular Crimes Unit is actively investigating
the details of this incident that occurred on March 18th. We will provide updated information regarding the investigation once it is available.— Tempe Police (@TempePolice)
O vídeo mostra que Herzberg aparece na linha de visão – carregando uma bicicleta enquanto atravessa uma via de mão dupla – cerca de dois segundos antes da colisão. Nas cenas do interior do veículo a motorista Rafaela Vasquez, 44, olha repetidamente para baixo e pela janela do carro. Dos sete segundos antes da colisão, em seis Vasquez não está olhando para a via.
Bryan Walker Smith, professor de direito da Universidade da Carolina do Sul que estuda carros autônomos, que a cena não mostra “o contexto completo”, mas “sugere fortemente uma falha no sistema de direção autônoma do Uber e uma falta de cuidado da motorista de segurança (e da vítima)”. Para ele, o radar do veículo deveria ter detectado Herzberg na via.
Em um comunicado, um porta-voz do Uber disse que o vídeo era “perturbador e desolador de se assistir” e que “os sentimentos estavam com os entes queridos de Elaine”. O programa de testes de carros autônomos do Uber permanece suspenso e a companhia afirma estar colaborando com as investigações.
Além da polícia de Tempe, investigadores da NTSB (National Transportation Safety Board), órgão de transporte dos EUA, e da NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), órgão de segurança no trânsito dos EUA, estão apurando o caso. São essas entidades que baterão o martelo sobre a continuidade do programa de veículos autônomos do Uber.
[]