A ação humana está fazendo as abelhas se cansarem da gente
• As profundezas inexploradas do mar em um vídeo de tirar o fôlego
• Morcegos-vampiros começaram a morder pessoas no Brasil, e a culpa pode ser nossa
Esses resultados foram exatamente o oposto do que esperavam; eles achavam que as abelhas na área com menos biodiversidade procurariam mais por comida e gastariam mais energia. O estudo, , na Proceedings of the Royal Society B, aponta que as abelhas tipicamente voam menos quando têm colmeias bem abastecidas (assim como todos nós). Os pesquisadores presumiram que a quantidade de recursos nas colmeias seria mesma, mas não controlaram essas quantidades, já que o estudo era uma prova de conceito para determinar o quão bem o método de marcação por elemento radioativo funcionava em insetos.
A conclusão não é um bom presságio para o pessoal preocupado com as abelhas. Noticiamos que os últimos anos têm sido difíceis para as abelhas americana s com a ameaça de um distúrbio do colapso das colônias; a essa altura, provavelmente todos já viram algum das “abelhas morrendo globalmente em taxa alarmante”. O distúrbio do colapso das colônias já não é mais um problema tão importante, diz a , mas as abelhas sempre serão importantes.
De acordo com o , 84% de nossas plantações alimentícias dependem de abelhas e insetos para polinização. Obviamente, o estudo tem suas limitações: seis colmeias em um local não é muita coisa, e há vários outros fatores, como o número de abelhas forrageando, o que poderia influenciar a mudança observada nas taxas metabólicas. Além disso, eles usaram apenas abelhas-de-mel, e não outros tipos, para o estudo.
Ainda assim, se o desmatamento está fazendo as abelhas falarem “dane-se isso aqui” e permanecerem em suas colmeias, eu gostaria de achar um jeito de fazer com que elas, sabe, não façam isso. De qualquer forma, não desistam, amiguinhas. Desculpe-nos por arruinar suas casas e tal, mas precisamos de vocês por perto.Imagem do topo: Bee Movie