Com a câmera Lytro, você nunca precisa se preocupar com fotos borradas: ela captura todos os possíveis focos da cena, e gera uma imagem na qual você alterna entre cada foco. É genial, e tem mais: ela acaba de ganhar software para Windows.
A Lytro possui um formato de arquivo proprietário que, antes, só era possível editar no OS X. Felizmente, chegou a versão para Windows: o programa é gratuito, mas só roda no Windows 7 64-bit.
Para visualizar as fotos, no entanto, basta usar qualquer navegador: é possível inserir a imagem em Flash ou HTML5, para exibi-la em qualquer dispositivo. (Você também pode exportá-la para JPEG.) Clique na imagem abaixo para mudar o foco e ver do que a Lytro é capaz; você pode .
Se você ainda não conhece a câmera Lytro, ela é uma câmera pequena que cabe na palma da mão. Ela tem apenas dois botões: um para capturar a imagem e outro para ligar e desligar, fora um slider para zoom ótico de até 8x. Na parte de trás há uma telinha, sensível ao toque, que funciona como visor e recebe comandos (para ver fotos, por exemplo).
A câmera usa uma técnica diferente, chamada , para capturar as imagens. Um campo de luz são todos os raios de luz que passam por um dado espaço – no caso, seu campo de visão. Capturando esse campo de luz, a Lytro obtém todos os possíveis focos da imagem, permitindo a você escolher um deles.
Essa tecnologia é desenvolvida há quinze anos, mas só em fevereiro ela chegou a um produto para consumidores. No entanto, por ser tão pioneira, ela ainda tem suas limitações: por exemplo, ela só cria imagens quadradas com resolução 1080×1080 pixels (cerca de 1,2 megapixels) e não captura vídeo, apesar de ser .
A câmera Lytro custa pelo modelo de 8GB, que armazena até 350 fotos. []