O “5G puro” começou a operar no Brasil em julho de 2022. De lá para cá, as redes de quinta geração se expandiram no Brasil, alcançando um crescimento de quase 300% no número de acessos no final de 2023. A maior parte dos registros se concentra em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF).
É o que mostra um levantamento do Giz Brasil feito nesta quarta-feira (3) com base em dados abertos da Anatel.
A análise considera os dados do portal da Anatel para novembro de 2023. No período, foram registrados 19 milhões de acessos. Já no mesmo recorte de 2022, o indicador bateu 5,1 milhões de acessos.
Trata-se de um aumento expressivo de 272,2% no comparativo anual.
O 5G, no entanto, ainda não é majoritário: ao considerar todas as tecnologias, como o 2G, 3G e 4G, a nova geração não alcança nem 10%.
Ao todo, o Brasil teve 254,8 milhões de acessos em novembro de 2023.
São Paulo lidera número de acessos (Imagem: Unsplash/Reprodução)
São Paulo e Rio de Janeiro lideram acessos em 5G
A Anatel separa os municípios que mais tiveram acessos. No período, São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) saem na frente. Já a terceira colocação, que completa o pódio, é reservada à Brasília, a primeira cidade a receber o “5G puro”, de 3,5 GHz, no Brasil.
Confira o ranking de acessos por municípios completo:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Brasília
- Belo Horizonte
- Curitiba
- Fortaleza
- Salvador
- Goiânia
- Manaus
- Porto Alegre.
Cabe ressaltar que a expansão do 5G no Brasil depende de um cronograma de liberação da Anatel. .
Imagem: Kārlis Dambrāns/Flickr/Reprodução
Claro, Tim e Vivo cobrem cerca de 200 cidades
O 5G já está disponível para clientes das três principais operadoras do país.
Do trio, a Claro concentra o maior destaque, com 7,17 milhões de acessos. Ao Giz Brasil, o CEO para unidade de Consumo e PME da Claro, Paulo César Teixeira, contou que a cobertura já alcançou 205 municípios.
“Com um ano e meio da implementação da tecnologia, notamos que a adoção do 5G está muito mais rápida do que as gerações anteriores”, disse o executivo. “Podemos afirmar que em grandes cidades o tráfego 5G+ em regiões com cobertura da tecnologia já supera os 20%.”
A Vivo vem na segunda colocação, com 7,10 milhões de acessos. Até o momento, a operadora cobre 147 municípios.
“Em 2023, foram até R$ 9 bilhões dedicados a acelerar a expansão da rede 5G para mais cidades, para evoluir a infraestrutura de fibra e consolidar um amplo ecossistema digital em parceria com as principais marcas do mercado”, afirmaram em nota ao Giz Brasil.
Já a TIM, que está presente em mais de 200 municípios, conta com 4,73 milhões de acessos.
Imagem: Jeremy Bezanger/Unsplash/Reprodução
Tim possui mais estações com 5G habilitado
Ainda que a Tim esteja em terceiro lugar em número de acessos, a operadora é líder na quantidade de estações rádio base (ERB) no país. A sigla é destinada aos terminais com equipamentos para levar o sinal aos celulares, como as antenas.
Os dados da Anatel mostram que a operadora italiana tem 7,8 mil estações. Não à toa, a companhia ressaltou ao Giz Brasil a sua presença integral em bairros de capitais brasileiras.
“No trimestre, Fortaleza se juntou ao Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Recife e Salvador no grupo de capitais que possuem rede 5G da TIM em todos os bairros”, compartilharam.
A Claro vem na segunda colocação, com 5.987 estações. A Vivo vem em terceiro lugar, com 3.736 estações.
Já a Brisanet e a Algar estão na quarta e quinta colocações, respectivamente.