Comemore os 50 anos da chegada do homem à Lua com estes livros sobre o espaço
As missões para a Lua
Para comemorar os 50 anos deste feito da humanidade, a revista Veja fez uma coletânea de reportagens publicadas na época da corrida espacial e do desenvolvimento das missões Apollo. Intitulada , ela é um belo apanhado de material jornalístico histórico.
Outros três bons títulos estão disponíveis apenas em inglês. , escrito por Tom Wolfe, um dos maiores expoentes do new journalism, reconta os dramas e anseios dos pilotos de teste em contraste com o grupo conhecido como Mercury Seven, de astronautas de elite, tendo como pano de fundo a corrida espacial.
Os astronautas que pisaram na Lua
Os três astronautas que foram até a Lua na missão Apollo 11 também tiveram suas perspectivas e trajetórias retratadas em livros. Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, é quem recebeu mais atenção. Destacamos aqui , biografia escrita por Jay Barbree, repórter especial e grande amigo do astronauta, e , livro do historiador James R. Hansen que virou filme nas mãos do diretor Damien Chazelle. é o livro de Buzz Aldrin, o outro astronauta a andar na Lua na missão Apollo 11. Escrito em parceria com Ken Abraham, a obra reconta a trajetória de vida de Buzz na forma de 13 ensinamentos que ele tem a dar. [produto_amazon2]Disponível apenas em inglês, foi escrito por Michael Collins, o astronauta que não saiu do módulo de pouso da Apollo 11. Considerado pela revista Time, na ocasião de seu lançamento em 1974, o melhor dos livros escritos por astronautas — e ele até mesmo dispensou a colaboração de um ghost writer –, a obra cobre a trajetória de Collins desde os tempos de piloto de testes da Força Aérea dos EUA até a missão Apollo 11, e inclui declarações bastante sinceras sobre os dois outros astronautas.
A exploração espacial hoje e amanhã
Olhar para o passado da exploração espacial é uma experiência enriquecedora. Poder saber mais sobre o estado atual da tecnologia e ver como estão sendo gestados os passos que escreverão a história nas próximas décadas é um privilégio. Por isso, selecionamos algumas obras que falam sobre o presente e o futuro da conquista do espaço. traz uma coleção de ensaios, artigos e entrevistas do astrofísico Neil deGrasse Tyson, um dos mais celebrados e famosos cientistas da atualidade. Na obra, deGrasse Tyson investiga as motivações, os desafios e os procedimentos da exploração espacial. Dois bons relatos de como é ser um astronauta nos dias de hoje foram feitos por Chris Hadfield e Scott Kelly. Hadfield escreveu , uma leitura prazerosa com as lições que aprendeu com sua trajetória para se tornar um astronauta. Já Kelly, detentor do recorde americano de dias no espaço, escreveu , um impressionante relato sobre suas experiências.Outra perspectiva sobre a exploração espacial está em , escrito pelo brasileiro Ivair Gontijo. Gontijo é físico, trabalha no Jet Propulsion Laboratory da NASA e faz parte da equipe que desenvolveu o rover Curiosity, que explora o Planeta Vermelho desde 2012. A obra cobre um pouco da história da exploração espacial, bem como dá detalhes da missão Curiosity e expectativas das futuras missões em Marte.
Comprando pelos links desta página, o Gizmodo Brasil recebe uma comissão.
__
Quando você compra por meio dos nossos links, podemos receber uma comissão. Veja como funciona.