5 filmes e séries para assistir no Dia da Consciência Negra
Neste 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra no Brasil. A data é feriado em seis estados e lembra a morte do herói negro Zumbi dos Palmares, responsável pela resistência de escravizados no Quilombo dos Palmares durante a escravidão no Brasil.
O Dia da Consciência Negra também é para refletir sobre as condições de igualdade na sociedade brasileira. E as formas de combater as discriminações — já que nosso país passou mais de 300 anos escravizando pessoas negras.
As produções de cinema e da TV podem ser uma forma começar a refletir sobre a importância de pessoas negras terem papéis protagonistas, dirigirem narrativas e serem donas da própria história sem estereótipos.
E de como todos, seja qual for a cor, podem e devem parar com violências no dia a dia.Confira 5 filmes e séries para assistir nesta data tão especial:
“O Novelo”
A história mostra cinco irmãos criados pelo mais velho deles após a morte da mãe. Eles acabam recebendo a notícia de que um homem internado na UTI pode ser o pai deles. A sala de espera do hospital vira um espaço para voltar ao passado e enfrentar dilemas familiares.
A direção é de Cláudia Pinheiro. O elenco tem Nando Cunha, Rocco Pitanga e André Ramiro.
“O Novelo” está disponível no
“Marte Um”
Também seguindo uma trama familiar, o aclamado “Marte Um” segue os sonhos de Deivinho (Cícero Lucas). Ele é o filho mais novo da família Martins e que conhecer as estrelas. Já o pai Wellington (Carlos Francisco) quer que ele seja jogador de futebol. A mãe Tércia (Rejane Faria) enfrenta um trauma e Eunice (Camilla Damião) pensa em se mudar.
“Marte Um” tem direção de Gabriel Martins e está disponível no .
“A Mulher Rei”
A única produção estrangeira da lista tem motivo para ser citada: “A Mulher Rei” conta a história de um batalhão feminino do reino de Daomé que protegeu o seu povo durante a colonização portuguesa. O filme é estrelado por Viola Davis e aborda o tráfico de pessoas escravizadas com o Brasil no século 19. A história é baseada em fatos históricos.
“A Mulher Rei” está disponível no .
“Manhãs de Setembro”
A série musical traz a cantora Liniker como Cassandra, uma motoqueira que também solta a voz — principalmente se for para cantar alguma música da Vanusa. A história mostra como ela vai construindo suas relações familiares e como é uma mulher trans negra independente e dona do seu destino.
As duas temporadas de “Manhãs de Setembro” estão disponíveis no .
“Funk.Doc”
A série documental conta a história do ritmo que nasceu do subúrbio do Rio de Janeiro e ganhou o mundo. O movimento enfrenta o preconceito de classe e racial e se transforma numa vitrine de talento de artistas negros.
A série tem seis episódios e está disponível no .