5 dicas para fazer o celular durar mais tempo e valer mais na revenda
Segundo um levantamento feito pela consultoria GfK, em 2023, a maioria dos brasileiros leva mais de dois anos para trocar de celular. Além disso, os consumidores costumam ir às compras só quando o aparelho quebra ou é roubado. Substituir um smartphone representa um gasto a mais no orçamento, e bons modelos não são baratos. Para aumentar a vida útil dos aparelhos e manter um bom valor de revenda, o Giz Brasil lista abaixo 5 dicas que podem ajudar a fazer seu celular durar mais tempo.
Use a boa e velha capinha
Até mesmo os modelos mais resistentes podem quebrar ao cair no chão, como no caso do Galaxy S24 Ultra, da Samsung, que foi reprovado em testes de queda. Por isso, vale a pena comprar uma capinha, por mais simples que seja.
Cuide da bateria
Como a bateria do celular costuma ser a primeira coisa a mostrar sinais de idade, vale a pena cuidar bem do componente. A peça não lida bem com calor, então evite carregar o telefone quando a temperatura do ambiente estiver maior que 35 °C.
As baterias de íons de lítio perdem capacidade conforme completam ciclos de carga completos — quando descarregam de 100% a 0%. Por isso, para fazer o celular durar mais tempo, busque reduzir o gasto de energia do celular ao diminuir o brilho da tela, desativar serviços de GPS em segundo plano e economizar no uso de redes de dados móveis.
Limpe o armazenamento
É possível também fazer a limpeza manualmente, deletando fotos e vídeos duplicados, fazendo upload dos arquivos na nuvem e desinstalando alguns dos apps que mais devoram a memória do smartphone para fazer o celular durar mais tempo.
Atualize o sistema operacional
Mantenha a limpeza em dia
Os celulares ficam expostos a todos os tipos de materiais no dia a dia. Se quiser que o aparelho dure bastante tempo, é importante mantê-lo limpo. Vale também evitar a exposição a líquidos e componentes sólidos, como poeira e areia de praia.