Não existe uma concordância sobre o melhor horário para praticar — o consenso é apenas que elas são necessárias para uma vida saudável. Dessa forma, o momento mais eficaz para exercitar-se é aquele em que uma pessoa consegue manter a constância. Mas e a parte da manhã?
Frente a isso, a prática de atividades físicas pela manhã pode ser uma boa escolha para as pessoas que têm horários incertos para sair do trabalho ou uma vida social ativa, compromissos que desregulam a rotina noturna.
Contudo, acordar cedo para gastar energia não é um grande motivador para essas pessoas. Por isso, é preciso encontrar formas de que essa prática se torne algo prazeroso.
Abaixo, o Giz Brasil lista 5 atividades que se encaixam na rotina matinal e cujos benefícios podem potencializar o início do dia. Ao persistir, o exercício se tornará menos um fardo e mais um hábito.
1. Alongamentos
Nada melhor para acordar o corpo com calma e ainda assim prepará-lo para o dia que alguns minutos de alongamento. Nessa prática, uma pessoa consegue eliminar a rigidez muscular que pode se formar pelas posturas de trabalho ou após uma noite de sono mal dormida.
Para fazer alongamentos, basta disposição e paciência, porque não é preciso equipamentos específicos – embora existam alguns que podem auxiliar o processo. Procure esticar os braços com os dedos das mãos entrelaçados, para cima e para baixo.
Em pé, com as pernas esticadas, incline o tronco para baixo, na tentativa de alcançar o chão e solte a cabeça. Por fim, você pode testar também a inclinação do pescoço de um lado para o outro, a fim de remover as tensões. Há diversos exercícios de alongamento e você pode se aventurar conforme evolui na prática.
2. Yoga
Assim como o alongamento, a yoga também tende a alongar os músculos do corpo. Mas, além disso, a prática também visa o equilíbrio, fortalecimento dos músculos, ativação circulação sanguínea e concentração.
Para seguir as posturas adequadas, é preciso de um instrutor apto. Contudo, basta isso para começar a praticar yoga – sem a necessidade de outros equipamentos.
3. Caminhada
Uma caminhada leve pode ser o estímulo ideal para começar o dia. Além de proporcionar exercício aeróbico, que aumenta a capacidade respiratória e a resistência física.
Ela pode ser feita na esteira da academia, se for mais prático, mas também pode ser ao ar livre, em um parque, por exemplo.
4. Natação
Pode parecer difícil acordar para dar um mergulho, mas quando isso acontece, é a imersão na água que auxilia seu corpo a despertar por completo. Dessa forma, embora a natação seja um bom exercício físico para qualquer horário do dia, encaixá-la pela manhã pode fazer com que seu dia comece bem.
Além disso, como é feita na água, a natação é uma atividade que causa poucos impactos nos músculos, ossos e articulações. Por isso, movimenta o corpo e exercita a respiração, sem outros riscos. Assim, é uma boa opção para quem tem alguma condição física limitante.
5. Tênis
Por fim, o tênis é uma opção de atividade física pela manhã que, além de exercitar o corpo, também exige concentração. Dessa forma, é uma ótima prática para começar o dia.
Além disso, o tênis é uma competição, o que pode atrair mais aquelas pessoas que buscam estímulos pela manhã.