Nos últimos anos o Brasil tem sofrido intensamento com as fortes chuvas que deixa um rastro de destruição em diversos lugares. Além das inúmeras perdas, alguns desses desastres “naturais” mudaram a paisagem de lugares incríveis no país.
A recente tragédia de Petrópolis e Itaguaçu no Rio de Janeiro, fez com que o Brasil relembrasse novamente outras catástrofes naturais dos últimos anos.
Quatro lugares em específico ficaram conhecidos pelo drama de quem tentava sobreviver e via seu lar sendo destruído. Itaguaçu, Petrópolis, Brumadinho e Mariana.
Bento Rodrigues é (ou ainda tenta ser) um pequeno distrito na cidade de Mariana, interior de Minas Gerais. Há sete anos, uma tragédia ambiental mudou em caráter definitivo a paisagem do local, a vida dos moradores e a de diversas outras pessoas que tiravam seu sustento do Rio Doce, seriamente afetado pela destruição causada pelo rompimento das barragens do Fundão e de Santarém, da mineradora Samarco.
Antes do acontecido, Bento Rodrigues era uma típica cidade de MG. Com construções antigas e uma população que se conhecia basicamente pelo nome de cada um, hoje ainda vive sob o resto de lama que destruiu a cidade.
Também em MG e também devido a uma barragem, a história se repetiu 4 anos após a primeira tragédia. Brumadinho nunca mais será o mesmo. O rompimento da barragem foi caracterizado como o maior acidente de trabalho no Brasil, e um dos maiores desastres ambientais da história do país.
Antes da tragédia a área era marcada pelo verde das matas e algumas casas, agora o cenário aparece tomado pelo marrom da lama de rejeitos da mineradora Vale, dona da barragem.
E mais recentemente, em fevereiro, Petrópolis de cidade imperial do Rio de Janeiro a uma avalanche de lama e destruição. A tragédia provocada pelas chuvas destruiu a cidade na região serrana do Estado do Rio.
Pontos turísticos, residenciais e lugares conhecidos pelos moradores foram tomados pela lama decorrente dos deslizamentos e enchentes, o que é caso da rua Teresa, um principal ponto comercial de Petrópolis, foi um dos locais afetados. Mais de um mês após o primeiro deslizamento a cidade serrana ainda tenta se recuperar das enchentes e destruição que tiraram a beleza de grande parte do local.
Itaguaçu 2022
E neste sábado (2), mas um desaste natural destruiu uma das paisagens mais bonitas do Rio de Janeiro, em Angra dos Reis. Um deslizamento de terra destruiu e soterrou a paradisíaca Praia de Itaguaçu, na Costa Verde do Rio.
As casas do morro vieram abaixo com o deslizamento. Segundo a prefeitura, esta é a maior chuva da história de Angra dos Reis, ponto turístico que está vivendo em alerta máximo após os últimos acontecimentos.