O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados do mundo, no Brasil, por exemplo, ele é o app campeão de uso –com ampla vantagem sobre o segundo colocado.
Mas você sabe como deixar seu mensageiro ainda mais seguro?
Existem ferramentas, recursos e truques simples que podem ajudar a proteger sua conta e evitar problemas com a exposição de dados e aumenta sua privacidade. Confira a seguir:
Em 2016, o WhatsApp ativou a criptografia de ponta a ponta por padrão para todos os usuários. O recurso garante que ninguém, além de você e o destinatário da sua mensagem, possa ler sua conversa. Em teoria, ninguém mais pode ler os dados criptografados, incluindo hackers, governos e até mesmo o servidor por meio do qual os dados são enviados.
Autenticação de dois fatores
Ativar a autenticação de dois fatores é um bom recurso para manter suas informações confidenciais. Esse método adiciona uma etapa extra quando você faz um login. No WhatsApp, isso é feito com um PIN. Quando você ativar a autenticação, toda vez que precisar fazer um novo login, o sistema pedirá regularmente o PIN de seis dígitos para acessar o aplicativo. Isso pode evitar que outras pessoas tentem duplicar sua conta.
As mensagens temporárias são um recurso opcional que você pode ativar para ter mais privacidade na sua conta. Com a ativação desse recurso, é possível definir se as mensagens da conversa desaparecerão após 24 horas, 7 dias ou 90 dias. Em caso de troca de dados pessoais, ou informações confidenciais, esse recurso pode ser ótimo.
Deixar a foto visível apenas os contatos
Apesar de parecer bobinho, esse truque pode ajudar a manter seu WhatsApp seguro. Muitos golpistas quando criam um perfil falso, conseguem enganar as pessoas porque pegam a sua foto do perfil verdadeiro. Então, ao ocultar a foto e permitir apenas para os seus contatos, pode dificultar esse tipo de golpe.
Importante: todos esses recursos estão disponíveis para versões web, Android e iOS.