30 anos de HBO Brasil: relembre 5 grandes sucessos do canal
Há 30 anos, no mesmo dia em que o Real entrou em circulação como a moeda oficial do Brasil, em 1º de julho de 1994, o canal HBO chegou ao país. Ambos eventos, em tese, sem relação, mudaram a história do Brasil e continuam presentes – principalmente a moeda – na vida de muitas pessoas.
Continuando a comparação, assim como o Real, o lançamento da HBO Brasil foi planejado anos antes, seguindo a tendência de expansão global de canais a cabo dos EUA.
30 anos de HBO Brasil e não poderíamos comemorar de outra maneira, né? 🥳🍾 Confira as estreias e maratonas que preparamos para esse mês tão especial. 👇👀🪩 — HBO Brasil (@HBO_Brasil)
Felizmente, a HBO chega ao Brasil poucos anos antes de começar a fase de grandes sucessos originais do canal. E é sobre isso que o Giz Brasil vai destacar nestes os 30 anos do canal no Brasil: os cinco maiores sucessos da HBO.
Obviamente, as escolhas foram produções originais da HBO com mais de uma temporada. Ou seja, “Chernobyl”, “Sharp Objects” e “Watchmen” não estarão na lista, infelizmente.Além disso, outros critérios são:
- A importância da obra para consolidação da HBO como a principal casa de produções de qualidade;
- A transformação em um fenômeno da cultura pop;
- O sucesso no Brasil;
- A quantidade de premiações (Emmy/Globo de Ouro/Critic’s Choice)
- Produções relacionadas
E o mais importante: a qualidade da obra no decorrer de sua produção. Portanto, infelizmente “True Detective” não estará na lista, mas, se fosse apenas a primeira temporada…
Séries exclusivas da Max também vão ficar de fora porque a lista é sobre sucessos do canal HBO – e o streaming já não se chama HBO Max desde fevereiro.
Enfim, vamos à lista, que já vai começar com o pé na porta porque, talvez, a primeira série da lista é mais que um dos maiores sucessos da HBO. É, sim, uma das maiores produções da história.1. “Família Soprano” (6 temporadas)
Deve ser arcaico chamar a série de “Família Soprano”, já que atualmente a maioria fala o nome original: “The Sopranos”. No entanto, usar o termo traduzido evoca um dos critérios descritos acima: “o sucesso no Brasil”.A partir de 2000, com a transmissão pelo SBT – assim como OZ – a produção da HBO alcançou um sucesso extraordinário no Brasil, pois estamos falando de um período em que a TV a cabo não era disponível a todos.
Agora, indo para o lado mais geral, pouco se precisa dizer sobre “The Sopranos”. A série que mostra a vida do mafioso Tony Soprano é uma das obras mais influentes de todos os tempos.Em 2013, a Writers Guild of America (aquele sindicato que entrou em greve no ano passado e parou Hollywood) elegeu “The Sopranos” como a melhor escrita de roteiros de séries de todos os tempos.
Além disso, a série aparece sempre no Top 3 das 100 melhores séries de todos os tempos das listas da Variety, Rolling Stone, Empire e de outras publicações especializadas.
“The Sopranos” ganhou dois prêmios de melhor série no Emmy, sendo a primeira produção de TV a cabo vencer o prêmio, em 2004. James Gandolfini (Tony Soprano) e Edie Falco (Carmela Soprano) levaram para casa três Emmys de melhor ator e atriz. Além disso, Falco ganhou dois prêmios do Globo de Ouro e Gandolfini venceu um, assim como a série. Sobre o critério continuidade, o filme “The New Saints of Newark” talvez seja um dos mais interessantes da lista. O longa coloca o filho de James Gandolfini, Michael, no papel de um jovem Tony Soprano.Confira o trailer:
Mas, o maior prêmio de “The Sopranos” talvez seja a revolução que a série causou na TV e a consequência disso para a HBO.
Muitos definem que “The Sopranos” inicia “Segunda Era de Ouro da TV Americana”, o período reconhecido pelo número de séries de TV de alta qualidade com sucesso internacional, que durou até o meio da década de 2010. “The Sopranos” ajudou a estabelecer a HBO a casa para sucessos tanto de crítica quanto comercialmente, o que foi muito importante para tornar a HBO um canal premium no Brasil. E é com o gancho da “Segunda Era de Ouro” que vamos ao próximo sucesso da lista.2. “Game of Thrones” (8 temporadas)
Em 2011, a HBO lança um dos maiores fenômenos culturais da história recente e um dos maiores sucessos de audiência da TV, incluindo no Brasil.A série se baseia nos livros das “Crônicas de Gelo e de Fogo”, de George R.R. Martin, que, inicialmente, muitos compararam com “O Senhor dos Anéis” pela criação do universo.
Contudo, “Game of Thrones” ganhou sua própria identidade desde a primeira temporada. Além disso, a série é responsável por recordes de audiência da HBO e pela criação de uma fanbase que transformou a franquia em um dos maiores fenômenos culturais do século XXI.
Apesar do final ‘polêmico’, a série foi aclamada durante todas as temporadas, recebendo elogios pela atuação, personagens, história e valores de produção. Além disso, “Game of Thrones” ajudou a elevar o status de atores anteriormente desconhecidos, como Peter Dinklage, Emilia Clarke, Kit Harrington e Richard Madden. Mas, certamente, quem mais se beneficiou foi Pedro Pascal.
O sucesso de “Game of Thrones” é tão grande que a série foi a que mais recebeu prêmios Emmy na categoria de drama, com 59 estatuetas, sendo quatro de melhor série. “Game of Thrones”, graças aos seus recordes de audiência, ajudou a mudar a abordagem de obras de fantasia na TV, tornando aceitável o alto orçamento. A série detém o recorde de episódio mais visto da HBO e de transmissão simultânea em 172 países.O resultado disso: mais conteúdo. Em 2022, a HBO estreou “House of the Dragon”, que também já quebrou recordes de audiência, já ganhou Globo de Ouro e a segunda temporada estreou em junho deste ano.
3. “The Wire” (5 temporadas)
Lançada no Brasil como “A Escuta”, “The Wire” é a série que rivaliza com “The Sopranos” pelo título de principal obra da HBO de todos os tempos. A série que apresentou Idris Elba ao mundo aborda a relação entre instituições e a segurança pública de Baltimore. Embora seja, essencialmente, uma “série policial”, “The Wire” possui construções narrativas que aparecem em um sistema de storyline cronológico mais complexo. Por isso, a série é elogiada pelos temas literários e uma representação precisa da vida urbana, sociedade e política. No entanto, “The Wire”, durante sua transmissão original, teve uma audiência média e não recebeu prêmios importantes. A importância da série, tanto para a HBO quanto para o mundo, surgiu gradualmente.“The Wire” é considerada a melhor série da história por publicações como a revista Time, The Guardian, Entertainment Weekly e Rolling Stone. Além disso, a série é a favorita do ex-presidente Barack Obama e a mais aclamada do século XXI pela BBC.
Como “The Wire” não é um dos grandes sucessos da HBO no Brasil – possivelmente por representar uma cultura muito particular dos EUA –, fica a dica para assistir uma das obras que pavimentou a diversidade étnica no elenco.4. “Euphoria” (2 temporadas)
A HBO Brasil completa 30 anos, portanto o canal pode ser considerado da geração Millenium. No entanto, essa lista precisava de uma série que representasse a Geração Z não somente na data da produção. “Euphoria” foi escolhida porque, além de apresentar temas da Geração Z com mais realismo e de maneira delicada, a série é a quarta mais vista da história da HBO.A série colocou Zendaya na primeira prateleira de Hollywood, rendendo dois Emmys e um Globo de Ouro para a atriz. Além disso, “Euphoria” é um fenômeno no Brasil, sendo a série mais vista da HBO na América Latina.
“Euphoria” também é foco de polêmicas, com organizações criticando o conteúdo explicito da série, sobretudo em relação ao uso excessivo de drogas, suicídio e temas sexuais entre adolescentes. No Brasil, uma das polêmicas da série foi o “Desafio Euphoria”, com adolescentes inalando corretivo em pó para simular o uso de drogas e postar no TikTokDe toda forma, “Euphoria” segue recebendo elogios pela maneira com a qual a série aborda os problemas de uma geração. No entanto, sobre continuidade, não vale a pena falar sobre “The Idol”, série do mesmo criador de “Euphoria”, mas de outro multiverso. “The Idol” é um dos maiores fracassos da história da HBO.
Enfim, já que saímos do início do século para o momento atual, a próxima da lista também aborda problemas similares aos de “Euphoria”, mas sob a perspectiva de quem tá lá em cima.5. “Succession” (4 temporadas)
Para fechar a lista, temos um dos maiores sucessos da HBO nos últimos anos em termos de premiações. “Succession”, por examinar temas pertinentes à época, é para a década atual o que foi “The Sopranos” para o início do século. Basicamente, “Succession” joga na nossa cara uma verdade que descobrimos no final dos anos 2010: bilionários ditam o rumo do mundo em todos os aspectos. A série segue a jornada da família Roy, dona de um grande conglomerado de mídia, cujo fundador/CEO/dono da p* toda, Logan Roy, está se aproximando da hora de abandonar a empresa. Seus quatro filhos – totalmente diferentes entre si – disputam pela sucessão da empresa, mas o pai é o principal obstáculo.A história de Logan Roy se compara a de vários bilionários de grandes conglomerados de mídia tanto no Brasil quanto no resto do mundo (mah, oê!), mas dizem que a inspiração para o personagem foi Rupert Murdoch.
Embora pareça uma trama bem fechada, “Succession” possui reviravoltas – mas que não são clichês – e cliffhangers que fez a série ser aclamada em todos os aspectos, principalmente na maneira como apresenta o tema de “rico cada vez mais rico” no século atual.
A série recebeu três prêmios de melhor série no Globo de Ouro e quatro no Emmy. Todos os atores principais também receberam premiações especiais por suas atuações.A série começou em 2018 e durou quatro temporadas até 2023, mas, mesmo assim, a revista já considera “Succession” como a 13ª melhor série de todos os tempos. Apesar do menor sucesso no Brasil, “Succession” revitalizou a HBO na década posterior à “Segunda Era de Ouro da TV”, principalmente em um momento importante de consolidação do streaming do canal.
Porém, o mais interessante em “Succession” é que Kieran Culkin, irmão de Macaulay Culkin, se tornou uma estrela maior que seu irmão reconhecidamente disfuncional ao interpretar, ironicamente, o irmão mais disfuncional dos quatro filhos de Logan Roy.
Culkin ganhou o Globo de Ouro de melhor ator neste ano e, atualmente, quando se escreve apenas o sobrenome, não estamos falando mais sobre Macaulay.Conclusão
O Giz Brasil sabe, você sabe, ele sabe e nós sabemos que cinco sucessos é número pequeno para comemorar 30 anos de HBO no Brasil. Mas quem dificulta é a própria HBO. É difícil deixar “White Lotus”, “Six Feet Under”, “Silicon Valley”, “Angels in America”, “The Leftovers” e muitas outras de fora.
“Band of Brothers” de fora dói ainda mais, mas é minissérie. “Girls”, que talvez seja um mix de “Euphoria” com “Sex in The City” (também da HBO) da década passada, também merece menção honrosa. Justamente por representar de maneira autêntica as experiências femininas. Além disso, não dá para colocar “House of Dragon” na lista com apenas duas temporadas – e uma ainda rolando –, apesar de todos os recordes. “The Last of Us” também sofre do mesmo problema.E só para lembrar, essas duas últimas produções têm mais audiência no streaming devido à época. Enquanto os cinco sucessos escolhidos da lista, com exceção de “Euphoria”, começaram quando nem se falava muito em streaming.
Então, caso você sinta falta da sua série favorita, lembre-se da dificuldade em escolher entre os sucessos da HBO, que só no Brasil já tem 30 anos.