1º Governo Lula: do entusiasmo ao mensalão; ouça no 8º episódio de “Petecanos”
Podcast mostra como a "coisa azeda" em Brasília, em 2005, com as denúncias de que o governo pagava uma “mesada” a deputados para ter votos favoráveis. Ouça já!
O oitavo episódio do podcast “Petecanos” começa no momento de ápice da rivalidade e do poder de petistas e tucanos. O podcast, que conta a história de amor e ódio entre os dois partidos, se aproxima do último episódio e chega ao primeiro governo Lula.
É em, 2002, com o PT elegendo 91 deputados, a maior bancada da casa, e o PSDB fazendo 70, além dos governos de Ceará, Goiás, Minas e São Paulo, que os partidos chegam ao ponto máximo de representatividade.
E se o governo Lula começa em clima cordial, com a transição sendo facilitada por Fernando Henrique, as coisas logo começam a mudar na relação. Antes de chegar a Roberto Jefferson e ao Mensalão, o “Petecanos” mostra a ascensão de Geraldo Alckmin ao poder em São Paulo, e a segunda passagem do PT pela prefeitura de São Paulo, com Marta Suplicy.
É em Brasília, porém, que a coisa azeda de vez em 2005, com as denúncias de que o governo pagava uma “mesada” a deputados para ter votos favoráveis. O podcast mostra como a crise influencia o governo e a relação, que já era tensa, entre PT e PSDB, mas mostra também como Lula consegue superar o episódio para conquistar um segundo mandato. Derrotando ninguém menos que Geraldo Alckmin.
O episódio se encerra com a ascensão de Dilma, e mostra como, no primeiro momento, a então ministra conta com a ajuda de Eduardo Cunha e Marco Feliciano para superar as restrições entre os evangélicos.
O “Petecanos” é produzido pela F451 (que edita o Giz Brasil), em parceria com o , e terá dez episódios. O oitavo capítulo vai ao ar nesta quarta-feira.
Ouça aqui