12 apps gratuitos para Mac que talvez você não conheça
Quem usa Mac sabe como são infinitas as possibilidades quando se trata de aplicativos. Mas, na maioria das vezes, ou eles são pagos ou ficam para trás no quesito qualidade.
É claro que toda regra tem exceção. Por isso, apresentamos uma seleção quentinha com apps super úteis e que cumprem 100% do objetivo para os usuários Mac.
Lembrando que todos os aplicativos que listamos aqui têm suas versões pagas. Mas, mesmo no plano gratuito, são altamente funcionais para a maioria das pessoas. Bora conferir?
1. Bitwarden para gerenciar senhas
Esse app é um gerenciador de senhas de código aberto disponíveis para as principais plataformas – incluindo iOS, iPadOS e macOS. É possível acessá-lo em diferentes dispositivos e sincronizar as senhas de forma ilimitada e gratuita.
O aplicativo usa criptografia de conhecimento zero, o que significa que nem mesmo a empresa consegue acessar as informações. Uma observação: também tem na versão para Android e como extensão no Google Chrome.
Instale .
2. Skitch para suas capturas de tela
Apesar do app Preview já trazer vários recursos para capturas de tela no Mac, ainda faltam algumas ferramentas para os usuários mais assíduos. Com o app Skitch, é possível ocultar informações confidenciais e desfocar o que não precisa ser visto na imagem sem precisar abrir diversos editores para isso.
Instale .
3. Navegador Brave para mais privacidade online
Se você está insatisfeito com a privacidade do Google Chrome e não curte esperar as atualizações do Safari, uma boa pedida é o navegador Brave. Ele tem layout parecido com o Chrome, assim como recursos e extensões, mas tem um foco bem importante na privacidade, criando uma barreira entre seus dados e o mundo lá fora.
Este navegador bloqueia o rastreamento automático e bloqueia a maioria dos anúncios. Também barra scripts prejudiciais, tornando a conexão mais veloz.
Instale .
4. CopyClip para não perder nada
O utilitário armazena tudo o que você copia em uma área de transferência e, depois, gerencia esse espaço. Com o app, é possível não apenas salvar o texto, mas também preservar imagens e documentos.
Instale .
5. NetNewsWire para ficar informado
A ideia é bem simples: um feed de notícias pessoal que facilita a assinatura de feeds RSS e oferece recursos de pesquisa. Tem um design bonito e suporta serviços de sincronização de feeds online, como o Feedbin.
Instale .
6. DaVinci Resolve para edições mais robustas
Os Macs já vêm com o iMovie, um editor de vídeo básico gratuito. Mas qualquer pessoa que precise de uma edição mais série sabe que não pode contar sempre com ele. Uma solução para quem não quer comprar o Adobe Premiere é o DaVinci Resolve.
O app oferece edição em 8K, correção de cores, efeitos visuais e pós-produção em áudio. A linha do tempo conta com reconhecimento facial e edição de quadros-chave – recursos bastante profissionais para um aplicativo gratuito.
Instale .
7. Lightworks para edições mais robustas #2
Outra opção para os editores de vídeo é o Lightworks, que quebra um galho na edição de vídeos não tão simples. A boa notícia é que ele já vem com tutoriais para quem não sabe nada de edição e precisa começar do zero.
Instale .
8. GIMP para fotos mais nítidas
É um editor de código aberto para fotos – quase um Photoshop, mas de graça. O único porém é que pode custar um pouquinho para aprender a mexer neste app por causa da interface um tanto quanto arcaica.
Instale .
9. Pocket para guardar e ler mais tarde
Esse app de leitura permite salvar artigos offline para ler mais tarde. Ele pode ser sincronizado em vários dispositivos e organizar os itens salvos com tags.
Instale .
10. Itsycal para uma agenda na barra de menu
O aplicativo é um simples calendário na barra de menu para Mac. A diferença é que ele oferece recursos básicos, como a visualização mensal da agenda e permite a criação e/ou exclusão de eventos.
Instale .
11. HiddenMe para jogar a bagunça embaixo do tapete
Também incluso na barra de menu, esse app é muito útil para mostrar uma área de trabalho limpa sem que para isso você precise gastar um tempão arrumando. Antes de transmitir o que quer que seja, basta ocultar o que está na área de trabalho. Depois, é só ativar a bagunça de novo.
Instale .
12. App Cleaner para limpar o que sobrou
Esse aplicativo garante que tudo aquilo que for instalado e depois excluído do seu Mac não deixe arquivos residuais. Para isso, basta iniciar o app, jogar lá tudo aquilo que deseja desinstalar e deixar que ele cuide do resto.
Instale .