10 mil artefatos da Idade da Pedra foram encontrados na Rússia
Os achados, que consistem em cerâmicas e ferramentas, são datados de 10 a 2 mil anos.
Arqueólogos encontraram 10 mil artefatos do Período Mesolítico próximos ao rio Velet’ma, na Rússia, datados de 10 a 2 mil anos. A descoberta inclui ferramentas de pedra e cerâmicas, deixadas por comunidades de caçadores-coletores.
Eles estudaram cinco locais: Maloye Okulovo – 10, Maloye Okulovo -11, Maloye Okulovo -19, Maloye Okulovo – 20 e Malookulovskaya – 3.
No local Malookulovskaya-3, uma possível residência foi descoberta. Já no sítio Maloye Okulovo-11 havia várias facas, pontas de flechas, brocas, raspadores e machados, além de ossos de grandes animais enterrados no solo. Lá também foram achados vasos da Idade do Bronze e cerâmicas da Idade Média, mostrando que o espaço pode ter sido ocupado em períodos posteriores.
Por sua vez, as análises do Maloye Okulovo -19 sugeriram possíveis locais sazonais, indicando uma vida de caça e pesca pelo acúmulo de artefatos de sílex e um grande número de ossos de animais e peixes.
Os pesquisadores analisaram os artefatos encontrados em todos os terrenos com o uso de planigrafia, um tipo de tomografia, em que imagens 3D da estrutura interna de um objeto são criadas por meio de ondas de energia. Isso também ajudou a identificar zonas nas quais havia lâminas, lascas, escamas e outros itens usados pela cultura Butovo.
As escavações ocorreram antes da construção da rodovia Moscou-Kazan, perto da vila de Maloe Okulovo, a cerca de 300 quilômetros da capital do país. Elas foram feitas pelos especialistas do Instituto de Arqueologia da Academia Russa de Ciências.