1° celular da história faz 50 anos: um Motorola de mais de 1 kg; veja
Além de ser difícil de segurar por muito tempo, o DynaTAC 8000X só tinha bateria para ligações de 20 minutos. Conheça a história o bisavó do seu smartphone
Desde a segunda metade da década de 1990, a tecnologia de telefonia móvel evoluiu de forma exponencial — a ponto de, hoje, ser praticamente impossível imaginar a vida longe desses dispositivos de bolso.
Neste ano, o primeiro celular da história completa 50 anos. O primeiro telefone móvel surgiu em 1973, e foi criado por , empresa que segue atuando até os dias atuais no mercado da telefonia móvel.Martin Cooper se tornou diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Motorola e continuou no ramo das telecomunicações por bastante tempo, chegando a co-fundar a Arraycomm, empresa americana da qual é presidente emérito. Ele tem, hoje, 93 anos e vive nos EUA.
Durante a apresentação do celular, em 3 de abril de 1973, Cooper realizou o que é considerada a primeira ligação realizada por um dispositivo móvel. Conhecido por ter um humor ácido, o “pai do celular” fez uma ligação para a americana AT&T, empresa de telecomunicações concorrente e que, à época, também tentava desenvolver um telefone móvel.
O dispositivo foi , pesava aproximadamente 1,1 kg e começou a ser comercializado somente dez anos depois. Além de ser impossível de carregar na bolsa, o protótipo funcionava de 20 a 30 minutos, antes de a energia esgotar e ele necessitar de recarga.
“O primeiro modelo de telefone celular pesava praticamente um quilo e você só podia falar 20 minutos nele antes que a bateria se esgotasse. Mas era tempo suficiente, porque você não aguentaria segurar o aparelho por mais tempo que isso”, disse Cooper, anos após a criação.
Para ser carregado completamente, o aparelho necessitava de dez horas conectado no carregador e, de acordo com especialistas, custava o equivalente a US$ 10 mil — o que o tornava totalmente inacessível.
Apesar do alto valor, o DynaTAC 8000X é o primeiro celular da história a receber autorização para ser comercializado, e chegou ao mercado dos EUA em 1983. Após vender cerca de 2.000 unidades, o produto saiu de linha. Mas, no final da década de 1980, a Motorola já havia evoluído bastante sua tecnologia e apostava em um novo aparelho.
O DynaTAC 8000X foi substituído pelo , um telefone muito menor e bem mais leve, pesando “apenas” 382 g. O aparelho também era muito mais barato, foi o primeiro no mercado com formato de flip e era disponibilizado nas cores preta e branca. O resto é história.